fbpx

O profissional contábil organiza a parte financeira, tributária e patrimonial de uma empresa. Faz parte da sua atuação, por exemplo, preencher planilhas e fazer a emissão de declarações para as autoridades fiscais. 

No entanto, apesar da importância dessas atividades, é possível ir além — trabalhando com a contabilidade consultiva. A proposta é ampliar o foco para além das tarefas burocráticas, realizando uma parceria estratégica com as empresas clientes.

Nesse modelo, você entrega um serviço com maior valor agregado ao seu cliente. Ficou interessado em saber como funciona a atuação do consultor consultivo? 

Então continue a leitura, descubra as vantagens dessa forma de atuação para seus clientes e veja como implementar essa tendência!

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma forma de atuação em que o contador assume um papel mais analítico em relação aos números de uma empresa. Desse modo, não trabalha apenas para que a empresa cumpra suas obrigações financeiras e fiscais.

Além de garantir isso, ele tem um olhar voltado para a inteligência do negócio. O objetivo não é apenas corrigir erros de lançamento no fluxo de caixa ou fazer balancetes, por exemplo. A ideia é que o seu cliente tenha uma gestão mais eficiente. 

Assim, a contabilidade consultiva pode apontar os melhores caminhos para o negócio. Desse modo, ajuda a garantir não apenas a sustentabilidade financeira, mas também o crescimento no mercado.

Como funciona essa forma de atuação?

O contador consultor atua próximo ao seu cliente, estabelecendo uma relação de confiança. Isso porque ele tem acesso a todos os dados da empresa para poder fazer um diagnóstico da saúde financeira da organização.

O profissional interpreta essas informações e, considerando o ramo de atuação do negócio e a conjuntura econômica, consegue estabelecer um planejamento estratégico. Com esse estudo, ele organiza as finanças e a parte fiscal. 

Ele aponta também as melhores opções de alocação de recursos e ajuda na tomada de decisão do gestor de forma geral. Com isso, a consultoria contábil visa corrigir falhas nas finanças dos seus clientes e mitigar possíveis problemas que a empresa venha a ter no futuro. 

Confira a seguir outras importantes características da contabilidade consultiva!

Uso da tecnologia

O modelo de contabilidade consultiva usa as ferramentas digitais que facilitam a rotina da área contábil, como plataformas que agilizam o fluxo de trabalho do contador. O objetivo é automatizar ao máximo as atividades manuais.

Consequentemente, é possível direcionar o trabalho para a atuação mais estratégica. Nesse sentido, o escritório presta os serviços de contabilidade tradicional, mas se mantém atualizado quanto às inovações da área para otimizar essas tarefas e ter um foco maior na consultoria.

Além disso, a tecnologia exerce um papel essencial para a análise mais apurada das informações, auxiliando na parte de consultoria. Com melhor análise de dados, o contador pode trazer diferenciais competitivos para seus clientes.

Quais as vantagens da contabilidade consultiva?

Como você viu, além de se certificar que uma organização mantenha as atividades dentro do que exige a legislação e as normas do Governo, a contabilidade consultiva se volta para a análise e interpretação das informações contábeis.

Dessa maneira, entrega um trabalho de maior valor para as empresas que atende. Então, você também pode lucrar mais e aumentar sua carteira de clientes. Afinal, seu escritório passa a ter um diferencial no mercado contábil.

Conheça mais vantagens!

Gestão eficiente

O profissional contábil estuda os indicadores financeiros e fiscais da empresa para que seja viável identificar e corrigir erros, apontando as melhores direções para o gestor. Com essa análise, é possível até mesmo agir de modo preventivo, evitando problemas maiores.

O intuito é que o empresário tenha uma gestão eficiente, com sugestões para que sua empresa possa crescer de modo sustentável. Assim, a análise do contador consultivo é direcionada para:

  • controle dos custos;
  • acompanhamento de indicadores de desempenho da empresa;
  • apuração detalhada do fluxo de caixa;
  • possibilidade de aproveitar benefícios fiscais;
  • planejamento de curto, médio e longo prazo.

Posicionamento estratégico no mercado

Com a ajuda do seu escritório, o cliente melhora a tomada de decisão e consegue se posicionar melhor no mercado. O contador tem conhecimentos essenciais para a diferenciação da empresa, gerando mais saúde financeira e organizacional.

Na contabilidade consultiva, você atua de forma proativa, prevendo possíveis dificuldades e sugerindo as melhores soluções. Com isso, a organização pode crescer no mercado — e seu escritório também se destaca.

O que fazer para trabalhar com esse modelo de contabilidade?

Agora que você já viu como o consultor de contabilidade trabalha e quais são as vantagens, pode estar se perguntando: como fazer a consultoria consultiva? É preciso se planejar para que esse serviço seja incorporado com consistência. 

Confira abaixo os principais passos para se preparar e trabalhar com esse modelo!

Conscientize seus clientes

O primeiro ponto é mostrar aos seus clientes que os conhecimentos de contabilidade não se limitam apenas às escriturações e burocracias fiscais. Demonstre como o consultor contábil pode atuar na gestão da empresa de uma maneira mais abrangente.

Destaque que o foco é organizar as finanças e melhorar os resultados do negócio, por meio de uma análise apurada de dados. É preciso que o empresário veja benefícios para perceber que a parceria é fundamental para a empresa dele.

Mantenha sua equipe alinhada

Sua equipe também deve estar preparada para atuar nesse novo modelo. Há contadores que se sentem mais confortáveis apenas com as tarefas tradicionais, contudo há outros que querem expandir a atuação.

A ideia é buscar qualificação na área consultiva para esses talentos que buscam crescer e que ajudarão seu escritório a ter um diferencial competitivo.

Selecione o perfil das empresas clientes

Não são todos os seus clientes atuais que desejarão um serviço diferenciado de contabilidade. Por isso, selecione empresários que estão mais abertos para mudanças. Desse modo, você dará o primeiro passo na contabilidade consultiva com mais facilidade.

Expanda sua atuação a partir dos resultados

Aos poucos, sua carteira de clientes atendidos com a consultoria contábil pode crescer, permitindo que você fortaleça sua atuação. Logo, é possível ampliar seu potencial e se destacar como referência na área a partir dos resultados positivos. 

Viu como vale a pena ampliar a atuação do seu escritório com a contabilidade consultiva? Para ingressar com um serviço de qualidade na área, implemente ferramentas estratégicas — como uma plataforma para contadores — que otimizarão o trabalho dos contadores, melhorando as análises e os resultados.

Quer acompanhar mais sobre esse assunto? Descubra os 4 diferenciais competitivos que o trabalho consultivo oferece a seus clientes

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This