6 Estratégias de relacionamento com o cliente contábil

por | Marketing Contábil

A carteira de clientes é um dos principais ativos do escritório contábil. Afinal, ela reúne os responsáveis pela geração de receitas e é essencial para o crescimento da empresa. Portanto, as estratégias de relacionamento com o cliente contábil devem ser planejadas e executadas corretamente.

Com uma aproximação em relação aos contratantes, é possível melhorar os resultados atuais e fortalecer o negócio para o futuro. Nesse sentido, algumas abordagens se destacam na área de contabilidade.

Na sequência, saiba mais sobre o assunto e descubra quais são 6 estratégias de relacionamento com o cliente que merecem atenção no seu escritório contábil!

O que são estratégias de relacionamento com o cliente contábil?

Devido ao comportamento atual do consumidor, o contato com o cliente não deve ocorrer apenas no momento da compra ou da contratação. Depois de todo o trabalho pré-venda e da conversão obtida, é preciso focar na construção de uma parceria em longo prazo.  Essa estratégia  faz parte do marketing de relacionamento com o cliente.

As ferramentas para garantir isso são as estratégias de relacionamento com o cliente contábil. No escritório de contabilidade, elas consistem em aproximar os contratantes da empresa e do contador. O objetivo é construir uma parceria de longo prazo e que gere benefícios para ambas as partes.

Por que utilizar estratégias de relacionamento no mercado contábil?

Antes de conhecer as estratégias para colocar em prática, é importante saber que elas compõem a gestão de relacionamento com cliente. Então, não devem ser ações isoladas e, sim, parte de uma abordagem integrada e focada no longo prazo.

Ao fazer isso, um dos principais efeitos obtidos pelo escritório de contabilidade é a fidelização. Com uma relação mais próxima, cria-se um vínculo de confiança e há mais probabilidades de os clientes permanecerem por perto.

Uma boa gestão de relacionamento também ajuda a construção de uma imagem positiva no mercado e favorece a conquista de indicações para outros clientes. Como consequência, é possível aumentar a lucratividade e até ampliar o nível de competitividade.

Ser capaz de manter bons relacionamentos, portanto, pode favorecer a conquista de novos clientes, a manutenção dos atuais e o crescimento do escritório.

Quais são as 6 estratégias de relacionamento no escritório contábil?

Considerando que as estratégias de relacionamento com o cliente são tão importantes para a contabilidade, é necessário saber como colocá-las em prática. Nesse aspecto, há 6 dicas que podem servir como orientações para a atuação do seu escritório contábil. 

Confira!

1. Identificação de demandas e expectativas do cliente

Relacionar-se com o cliente depende, inicialmente, do entendimento sobre as características de quem contrata os serviços contábeis. Portanto, uma estratégia consiste na identificação dos pontos específicos, incluindo necessidades e expectativas.

Isso é importante porque permite identificar o que cada um pretende conquistar, pensando no que faz sentido para a sua realidade. Isso orientará a atuação futura, proporcionando que os serviços contemplem os objetivos centrais dos clientes.

2. Apresentação de soluções personalizadas

Ao entender o que o cliente deseja obter ou do que ele precisa, outra estratégia de relacionamento é apresentar soluções personalizadas. Considerando os serviços contábeis existentes no portfólio, a ideia é selecionar aqueles que atenderem às expectativas.

Oferecer um mix ou pacote personalizado e pensado sob medida para o cliente, por exemplo, aumenta as chances de conversão e favorece a experiência. Ao longo do tempo, ele aproveitará melhor os resultados que poderão ser consolidados.

3. Contato ágil e eficiente

Além de focar na personalização, é preciso ser capaz de entregar excelência em todos os aspectos para a relação com o cliente se fortalecer. Nesse sentido, um dos pontos mais importantes está em estabelecer um contato que seja ágil e eficiente.

Em vez de deixar o cliente esperando horas ou dias por uma resposta, o melhor é que haja um fluxo capaz de atendê-lo rapidamente. Isso cria uma impressão positiva e permite que o escritório seja especialmente útil no cotidiano de seus parceiros comerciais.

Além disso, é interessante criar uma rotina de contato proativo. Por exemplo, ter comunicações para conferir processos e identificar necessidades frequentemente. Esse cuidado costuma ser bem recebido pelos clientes e fortalece os laços firmados.

4. Disponibilidade para tirar dúvidas

O contato de um cliente nem sempre ocorre por um problema ou dificuldade. Também é comum que as empresas busquem o contador para tirar alguma dúvida ou entender melhor um processo. Como parte da gestão de relacionamento, é crucial que haja disponibilidade nesse sentido.

Isso fará com que o cliente sinta que tem um bom suporte e que tem a quem recorrer em caso de necessidade. O conhecimento técnico compartilhado ainda ajuda o escritório, que se posiciona como referência e autoridade na área.

Novamente, é importante que o retorno ocorra de modo rápido. Também é fundamental que ele seja acessível e direto para realmente sanar as dúvidas.

5. Oferta de contabilidade consultiva

Nos escritórios contábeis, a contabilidade consultiva também pode funcionar como uma estratégia de relacionamento com o cliente. Afinal, ela é uma maneira de demonstrar que o bom desempenho dele é igualmente importante para o time.

O mais comum é oferecê-la como um serviço a ser contratado como parte do pacote de soluções. Porém, existe a chance de utilizar seus conceitos, como o apoio estratégico à tomada de decisão, ao apresentar dados e relatórios, por exemplo.

6. Adoção de tecnologia no cotidiano

Cuidar do relacionamento com o cliente também significa garantir que a experiência dele seja positiva. Como o intuito é construir uma relação de longo prazo, na forma de parceria estratégica, é fundamental que a interação seja positiva, intuitiva e prática.

Para facilitar nesse sentido, vale a pena recorrer a uma plataforma para contadores. Para o escritório, ela centraliza informações, favorece a execução de tarefas, economiza tempo e permite ampliar o foco nos contratantes.

Para os clientes, a plataforma é útil para aproximar e dinamizar o contato, eliminando a necessidade de papel e favorecendo a mobilidade. Desse modo, a relação é fortalecida ao longo de experiências positivas.

Depois de conferir essas 6 estratégias de relacionamento com o cliente, avalie o seu público e considere o que faz sentido adotar. Assim, será possível fortalecer a atuação do seu escritório e aumentar as chances de sucesso.

O cuidado com o contato com os clientes poderá criar oportunidades únicas para o seu negócio. Para ter ainda mais especificidades, conheça 4 diferenciais competitivos para oferecer aos clientes!

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