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A atuação como contador online ganha cada vez mais espaço diante da influência da tecnologia. Ela foca na agilidade de comunicação com o cliente e na possibilidade de ampliar as regiões de atuação. Com a internet, é possível transpor as barreiras geográficas e se aproximar de um público maior.

Porém, para conseguir se desenvolver na carreira e crescer, é preciso saber como atrair clientes. No caso da atuação online, um dos principais objetivos é ser encontrado na internet. Você sabe como fazer isso?

Preparamos este conteúdo com as principais dicas sobre o tema. Continue a leitura e descubra como ser encontrado pelos clientes atuando como contador online!

O que é um contador online?

O contador online é um profissional que utiliza tecnologias para facilitar a comunicação com o cliente. Com um sistema de armazenamento em nuvem e outras funcionalidades, ele tem autonomia e facilidade para enviar documentos e receber atendimento.

Dessa maneira, toda a documentação contábil e os dados necessários ficam arquivados no sistema, que conta com segurança e mobilidade. Isso facilita a organização, protege todos as informações e traz novos canais de comunicação com o cliente.

Outra vantagem é a possibilidade de atuar de qualquer lugar: como o serviço é centralizado pelo sistema, é possível atender pessoas e empresas de outras cidades. Então vale a pena entender como ser encontrado pelos clientes, sem depender apenas da prospecção ativa.

Como ser encontrado pelos clientes?

Os canais digitais são bastante utilizados para realizar pesquisas. Na procura por serviços ou diante de dúvida, é comum recorrer aos motores de busca, como o Google, ou às redes sociais. Assim, esses canais devem ser utilizados por quem deseja ser encontrado.

Aqui, é possível destacar dois pontos fundamentais que devem fazer parte das suas estratégias: a presença online e o marketing digital.

Entenda mais a seguir!

Tenha presença online

Para começar, se você quer ser encontrado, precisa estar presente. Portanto, tenha uma imagem online utilizando as diferentes opções disponíveis. As redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn etc.) são usadas por muitas pessoas como fonte de pesquisa e meio de comunicação.

Já os sites e blogs servem como fonte de informações sobre o trabalho prestado, o que pode ajudar na decisão de compra. Portanto, compensa avaliar as possibilidades para ampliar a presença online. Para tanto, considere o público-alvo e busque entender quais alternativas fazem mais sentido.

Invista no marketing digital contábil

Você já se perguntou como ser encontrado no Google? Além de ter sua marca online, vale adotar algumas práticas de marketing digital para aparecer melhor nos resultados dos motores de busca. A prática também ajuda a se aproximar de clientes por meio de outros canais.

O marketing desse tipo conta com diferentes ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas pelo profissional de contabilidade. Ademais, é possível potencializar os resultados desenvolvendo-as em conjunto. Veja as principais:

  • divulgação em redes sociais;
  • envio de e-mail marketing;
  • investimento em anúncios (Google Ads, Facebook Ads etc.);
  • presença em marketplaces.

E para potencializar os resultados obtidos, uma dica essencial é trabalhar o marketing de conteúdo. Ele consiste em produzir materiais relevantes para os potenciais clientes. Isso ajuda na atração, educação e no engajamento do público, que pode resultar em novas oportunidades de negócios.

Como fazer marketing de conteúdo?

Vimos que o marketing de conteúdo na contabilidade é uma estratégia essencial para quem deseja ser encontrado pelos clientes. Mas como colocá-la em prática?

Se você tem dúvidas, confira as dicas que separamos!

Crie conteúdos relevantes

O ponto de partida é a criação de conteúdo relevante. A ideia do marketing de conteúdo não é fazer uma promoção direta dos seus serviços. O objetivo é criar materiais interessantes para o público, que possam solucionar dúvidas e educar o mercado.

Desse modo, os conteúdos auxiliam as pessoas na jornada de compra, desde a identificação de um possível problema até encontrar a sua solução. A prática também colabora com a construção de uma boa reputação no mercado e a criação de uma marca forte.

Os conteúdos podem ser divulgados por diversos canais — como blog, e-mail e redes sociais. Nesse caso, vale criar práticas específicas para cada um, considerando as particularidades do meio utilizado e o público que deseja alcançar.

Outro ponto importante é ter atenção ao Código de Ética da profissão, que traz algumas restrições ao marketing contábil. Para os contadores, por exemplo, a publicidade deve ser moderada, de caráter informativo — o que combina bastante com a estratégia de conteúdo.

Implemente boas práticas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em português. Ele engloba técnicas aplicadas em páginas da internet para que o Google e outros mecanismos incluam o conteúdo nos resultados.

Portanto, o SEO ajuda a fazer as suas páginas aparecem nas pesquisas feitas pelos usuários de maneira orgânica. Ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Existem alguns fatores que exigem atenção nele, como:

  • escolha e aplicação de palavra-chave;
  • uso de title tag, headings tags e meta-descrição;
  • utilizar hiperlinks relevantes;

As questões podem parecer um pouco técnicas ou complexas, mas é possível encontrar materiais que ajudam na compreensão do tema. Também vale a pena procurar suporte profissional para desenvolver e aplicar as estratégias sem erros.

Participe de um marketplace de serviços contábeis

Já pensou em participar de um marketplace? Trata-se de uma plataforma que reúne diversos profissionais para a venda de produtos ou serviços. Então essa é uma boa oportunidade para ampliar os canais disponíveis aos seus potenciais consumidores e ter mais chances de ser encontrado.

Existem marketplaces especializados em serviços contábeis, como o da Osayk, que reúne diversos contadores online e os conecta aos potenciais clientes. Assim, você conta com mais um canal para implementar as estratégias de marketing, gerar leads e conquistar novos contratos.

Viu só? Ser um contador online amplia as oportunidades do profissional, mas é preciso saber como ser encontrado. Esperamos que com as nossas dicas você consiga trabalhar o marketing digital para atrair mais clientes!

Se você gostou do conteúdo, que tal conhecer uma solução que ajudará a colocar todas as orientações em prática? Saiba mais sobre a plataforma de marketplace da Osayk!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


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