Uma das preocupações frequentes em qualquer tipo de negócio, incluindo escritórios de contabilidade, é aumentar a carteira de clientes – elevando as chances de sucesso do negócio. Para tanto, é preciso traçar estratégias que permitam atrair e fidelizar clientes – como a implementação do marketing contábil.
Você já se perguntou por que e como fazer isso? O marketing contábil pode ser uma boa solução para conseguir os resultados desejados e fazer seu escritório se destacar da concorrência. Por isso, é preciso conhecer esta alternativa.
Neste conteúdo, você aprenderá a importância das estratégias de marketing e acompanhará 6 dicas para aumentar o número de clientes do seu escritório. Confira!
Qual a importância das estratégias de marketing?
Você já se perguntou por que é necessário aplicar boas práticas de marketing na contabilidade? Ele exerce um papel essencial para gerar valor para o mercado, se destacar dos concorrentes e conquistar clientes.
Assim, ele consegue aumentar a visibilidade, trazer mais vendas e fidelizar os consumidores. Também é possível utilizar as estratégias para educar o mercado, trabalhar os relacionamentos e engajar o público.
Nesse cenário, o marketing digital, voltado às ferramentas online, tem um grande destaque. Por meio dele, o escritório é capaz de aumentar o alcance das ações, inclusive para buscar clientes de outras regiões.
No entanto, para guiar todas as práticas, é preciso ter um planejamento estratégico considerando os objetivos. Um dos principais intuitos é aumentar a cartela de clientes. Dessa maneira, a empresa consegue direcionar as iniciativas, o que otimiza o uso de recursos e melhora os resultados.
6 Dicas de marketing contábil para aumentar a cartela de clientes
Você já aprendeu que as estratégias de marketing devem ser direcionadas para cada objetivo do negócio. Agora conheça 6 dicas de marketing contábil que ajudarão na captação de clientes para o escritório de contabilidade.
Veja a seguir!
1. Esteja presente nas redes sociais
Essa é uma das principais dicas de marketing digital. As redes sociais são utilizadas por diversas pessoas, então podem ser usadas para compartilhar conteúdos e atrair clientes. Ainda, elas são úteis no objetivo de desenvolver relacionamentos, trazendo mais canais de contato e interação.
São diversas alternativas que podem alcançar os mais variados públicos. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede profissional que pode auxiliar na busca por parcerias, já que permite a conexão com diversas empresas.
Há também outras redes nas quais, além de interação, as pessoas buscam também informações e serviços. O segredo é analisar o seu público-alvo para saber quais canais têm sido usados e ver as redes que fazem sentido para a sua estratégia.
2. Produza conteúdos de qualidade
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa distribuir materiais para informar e educar os clientes. Criando peças relevantes e valiosas, o escritório pode esclarecer dúvidas e dar suporte ao público ao longo da jornada de compras.
Você pode responder dúvidas comuns do público, a fim de criar mais autoridade e atraí-lo para as suas páginas ou site. A prática também pode ser usada para evidenciar a importância do contador, esclarecer as funções do profissional e outros dados importantes, por exemplo.
Uma vantagem dessa estratégia é que ela pode ser aplicada em diversos meios: redes sociais, blog, e-mail, e-books, entre outros. Dessa forma, vale investir nas possibilidades de criação de conteúdo para engajar e atrair clientes.
3. Crie e aplique o funil de vendas
O sucesso da estratégia depende de um bom direcionamento, considerando o tipo de conteúdo, profundidade e canais utilizados. Para ajudar, vale a pena aplicar o funil de vendas ao trabalhar com marketing contábil.
Ele tem como objetivo orientar a jornada de compra dos clientes. Nesse caso, considera as diferentes etapas vivenciadas para o consumidor para definir as estratégias que serão aplicadas. Isso permite o melhor direcionamento de conteúdos para que, ao final, seja possível fechar um contrato.
4. Tenha um programa de indicações
Os programas de indicações são ótimos para aumentar as vendas, enquanto também fidelizam clientes. Quando as pessoas indicam o seu serviço, isso melhora a imagem da empresa e pode resultar em novos contratos, não é?
Basicamente, o programa de indicações busca potencializar isso. O escritório oferece um incentivo, como um desconto, para que os clientes indiquem contatos. Com o fechamento do contrato, quem indicou ganha a bonificação.
A prática é bastante comum em outros segmentos, mas pode ser inserida nas estratégias de marketing para contadores. Entretanto, é preciso avaliar os custos envolvidos e o público-alvo. Além disso, é necessário estruturar um programa que não seja considerado invasivo.
5. Invista em canais de atendimento
Pode não parecer que essa é uma estratégia de marketing contábil, mas os canais de atendimento fazem parte. Afinal, os clientes encontram a sua empresa ao se deparar com as campanhas desenvolvidas e entrarão em contato. Por isso, vale oferecer canais relacionados.
É muito comum que eles utilizem o mesmo local (como redes sociais) para entrar em contato. Em uma divulgação no Facebook, por exemplo, o cliente pode mandar uma mensagem privada. Diante disso, é importante ter processos definidos para fazer o atendimento.
Um exemplo é a configuração de respostas automáticas, que respondam às dúvidas mais comuns e encaminhem o contato. O importante é dar uma resposta ao cliente e se organizar para oferecer um retorno mais completo, sempre que solicitado.
E não se esqueça de avaliar os outros canais, como e-mail, telefone, chat no site, WhatsApp e demais alternativas do mercado. Considere sempre o perfil dos clientes para garantir que eles tenham acesso às opções desejadas.
6. Faça parte de um marketplace
Você já pensou em participar de um marketplace? Esse tipo de plataforma ajuda na implementação de estratégias de marketing contábil e captação de leads. Isso porque elas trazem mais visibilidade para o escritório, com ferramentas interessantes para atrair mais clientes.
Com um marketplace especializado em contabilidade, o escritório é encontrado pelo público-alvo com mais facilidade. Além disso, é possível encontrar soluções mais completas, que também oferecem uma plataforma para a prestação de serviços.
Assim, oferecem-se mais diferenciais para os clientes. É o caso de um sistema para a gestão financeira de seus clientes — ele pode ser um grande atrativo para apresentar mais valor e fechar vendas. Na Osayk você conta com uma solução completa.
Conhecendo essas 6 dicas de marketing contábil para aumentar sua cartela de clientes, ficará mais fácil conquistar os seus objetivos. Não deixei de fazer um bom planejamento e contar com ferramentas adequadas para aplicar as estratégias!
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