fbpx

Sabemos que fazer uma empresa prosperar não é uma missão fácil. Quando se vive uma crise, o cenário pode ficar ainda mais desafiador — levando muitos negócios a fecharem as portas. No entanto, muitas vezes, o que falta é um olhar analítico sobre as finanças, tributos e patrimônio. 

É nesse cenário que o contador consultivo pode fazer muita diferença. Essa atribuição mais estratégica é uma tendência na contabilidade e tem como objetivo principal fazer a gestão eficiente de uma empresa. 

Dessa forma, é um serviço que ganha destaque em períodos de situação econômica desfavorável. Quer entender melhor qual é o papel do consultor consultivo em tempos de crise? 

Confira nosso artigo para saber mais e descubra como implementar esse modelo de contabilidade!

O que é o contador consultivo?

O profissional contábil que se volta para a consultoria amplia a sua atuação junto às empresas. Assim, o seu trabalho vai muito além das atividades de contabilidade tradicional, com a realização de balancetes, emissão de declarações e outras tarefas burocráticas.

Além de manter as atividades importantes para o dia a dia da empresa, o profissional também faz um estudo e interpretação de dados do negócio. Com isso, consegue desenvolver um relacionamento mais próximo e de confiança com os empresários.

Dessa maneira, o consultor de contabilidade avalia as informações financeiras, fiscais, trabalhistas e patrimoniais de uma organização para ajudar na gestão dela. Seus conhecimentos podem ser essenciais para a tomada de decisão mais eficiente no negócio.

O contador pode propor caminhos e apontar quais ações o empresário deve realizar a curto, médio e longo prazo para ter melhores resultados. Logo, ele participa do planejamento estratégico da empresa, subsidiando as escolhas importantes.

Quais são os seus diferenciais? 

Como você pode ver, o grande diferencial do contador consultivo é justamente adotar uma postura mais estratégia. Muitas empresas ainda acreditam que o escritório de contabilidade foca na quitação de impostos e obrigações fiscais, mas o profissional pode contribuir muito mais.

Ao contar com conhecimentos especializados em contabilidade, o cliente recebe mais valor, tendo apoio em decisões estratégicas. A análise do contador ajuda na saúde financeira da empresa e no seu crescimento. 

Isso porque o contador consultivo pode:

  • observar as receitas e despesas;
  • propor corte de gastos;
  • revisar os tributos, avaliando se há algum benefício fiscal que pode ser aproveitado;
  • antecipar possíveis problemas e propor soluções;
  • sugerir onde os recursos devem ser alocados;
  • apontar os melhores investimentos;
  • acompanhar os indicadores de desempenho do negócio.

Com isso, o profissional deixa de ser apenas quem realiza as obrigações fiscais e trabalhistas da organização. Além dessas atividades, ele passa a fornecer uma consultoria completa de gestão. 

Qual o papel do contador consultivo em momentos de crise?

Seja por oscilações na economia, seja por falta de planejamento do negócio, a questão é que as empresas podem falir em um momento de crise. E, muitas vezes, os empresários são pegos de surpresa — como na pandemia do novo coronavírus, em 2020.

Períodos assim exigem que se pense rápido em medidas para não ter uma perda alta de faturamento ou corte de pessoal. Nessas situações, há o risco de tomar decisões precipitadas na gestão e enfrentar ainda mais problema ou prejuízo.

Então confira como um contador consultivo pode ajudar!

Administração sustentável

Diante desses cenários, ganha destaque o contador consultivo, pois ele tem o conhecimento em finanças, questões tributárias e tributos. Assim, estudará as informações da empresa e propor caminhos para uma administração sustentável.

É importante salientar que o profissional está atualizado quanto às mudanças de legislação e auxílios do Governo para as empresas. Desse modo, é possível fazer uso desses incentivos para salvar um negócio da falência ou para evitar uma demissão em massa.

Assim, ele tem condições de ajudar o empresário a utilizar as melhores opções de crédito, fazer um controle mais rígido dos gastos e até revisar contratos com fornecedores, terceirizados ou de aluguéis, por exemplo.

Quais as vantagens da consultoria contábil?

Até aqui você viu quais são os benefícios da contabilidade consultiva para os clientes. Mas e para o contador? Em primeiro lugar, quando o profissional atua com consultoria pode oferecer um trabalho de mais valor aos seus clientes.

Há diversos benefícios que surgem como consequência. Por exemplo, você pode atrair mais clientes e destacar o escritório da concorrência. Além disso, o faturamento pode crescer. Afinal, entregando maior valor é possível cobrar mais.

Para o escritório de contabilidade, é fundamental ser competitivo e saber se atualizar. Nesse sentido, atuar como consultor é o que há de mais atual na área — podendo gerar força não apenas para os clientes, mas também para sua empresa.

Como se tornar um consultor de contabilidade?

Como vimos, seu escritório de contabilidade pode ganhar um diferencial competitivo no mercado com o contador consultivo. Por isso, vale a pena saber como implementar esse modelo de contabilidade.

Confira!

Invista em tecnologia

Um dos primeiros passos para trabalhar com contabilidade consultiva é investir em tecnologias voltadas para as tarefas contábeis. Afinal, será preciso otimizar as tarefas burocráticas para ter mais tempo para o diferencial estratégico.

Aqui, os recursos digitais serão grandes aliados. Ao automatizar o fluxo de trabalho e reduzir o gasto de tempo, eles permitem uma análise mais detalhada dos dados da empresa. Logo, você consegue oferecer uma consultoria mais completa.

Por exemplo, investir em uma plataforma exclusiva para o contador organizará sua rotina e trará mais agilidade para as tarefas. Permitirá, ainda, a emissão de relatórios mais detalhados para que o serviço de consultoria tenha melhores resultados.

Trabalhe os clientes

Já que a atuação passa a ir além das tarefas burocráticas, é preciso adotar uma nova forma de trabalho. A primeira mudança é criar uma proximidade maior com os clientes e explicar os benefícios dessa tendência na contabilidade.

Essa pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente para os empresários que são resistentes às mudanças. Com isso, é necessário ter clareza dos seus objetivos e fazer uma educação do público, demonstrando as vantagens e diferenciais da consultoria. 

Mostre para o cliente que ela pode favorecer o crescimento do negócio e prevenir problemas — principalmente em uma crise. Para isso, lembre-se também de treinar sua equipe para que todos trabalhem bem com o novo modelo.

Se você busca o crescimento do seu escritório de contabilidade, precisa ampliar a atuação com o consultor consultivo. Dessa forma, pode oferecer um serviço mais especializado ao cliente, voltado para a inteligência do negócio — o que será fundamental em momentos de crise!

Quer conhecer os diferenciais de contar com uma plataforma exclusiva para contadores? Entre em contato com nossa equipe e descubra como as soluções da Osayk podem ampliar sua carteira de clientes!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This