fbpx

O mercado de contabilidade passou por diversas mudanças nos últimos anos. A concorrência, por exemplo, é cada vez maior. Assim, é necessário ter diferenciais competitivos para se destacar e conquistar novos clientes. Para tanto, existem diversas áreas da contabilidade que podem ser exploradas pelo profissional.

Afinal, com a maior oferta de serviços, mais pessoas podem ser atendidas pelo seu escritório contábil. Isso permite expandir o ambiente de atuação para aumentar sua cartela de clientes e colaborar com o crescimento do negócio.

Quer aprender quais são as possibilidades? Neste artigo, você conhecerá 6 áreas da contabilidade para investir e expandir seu escritório. Continue a leitura e confira!

1. Auditoria

O escritório de contabilidade pode atuar com auditoria externa. Essa é uma das áreas da contabilidade onde um contador auditor é contratado para desempenhar um serviço temporário. Da mesma forma, ele analisa se os processos foram realizados de maneira correta e de acordo com a legislação.

Assim, a função da área é analisar as finanças das empresas, verificar registros e identificar falhas na gestão. A atividade é fundamental para garantir processos seguros e transparentes, encontrar problemas e buscar formas de solucioná-los. 

Com a criação das leis anticorrupção e o maior foco para a governança corporativa nas empresas, a busca pelo serviço é crescente. Logo, a área pode trazer oportunidades interessantes para o escritório.

2. Consultoria financeira

Escritórios de contabilidade que prestam atividades de consultoria empresarial podem contar com esse tipo de profissional. É uma das  áreas da contabilidade que demanda especialização, conhecimentos aprofundados e ampla experiência no mercado. Porém, ela também traz diversas possibilidades.

Por exemplo, o consultor pode se especializar em finanças, comércio exterior, tributos, contabilidade internacional, análise financeira, entre outras. Nesse caso, é importante que a experiência adquirida ao longo dos anos seja utilizada em prol da credibilidade do escritório na venda do serviço.

3. Perícia contábil

É comum que o papel do perito contábil seja confundido com o trabalho dos auditores. Isso acontece porque, de fato, existem muitas semelhanças entre as funções. No entanto, é necessário entender que são ocupações distintas.

A principal diferença é que, em geral, as empresas não costumam contratar peritos para encontrar sinais de erros ou fraudes contábeis. Eles são convocados de maneira judicial ou extrajudicial para buscar provas que expliquem quaisquer problemas.

Além de ser graduado e registrado, o contador que atua nessa área precisa ser qualificado e ter boas relações profissionais. Em geral, isso facilita o acesso às oportunidades de atuação para o seu escritório.

4. Direção empresarial

Um escritório contábil também precisa de um contador que auxilia nas decisões do mundo corporativo. Nesse sentido, você pode contar com profissionais que auxiliem empreendedores no âmbito da direção empresarial.

A ideia é fornecer uma consultoria financeira e contábil completa que ajude o empresário a estruturar o negócio de maneira completa. Com o suporte do contador, se torna mais fácil para a companhia tomar as melhores decisões e se manter no caminho do crescimento ao longo do tempo.

Para atender às necessidades das corporações de maneira completa, no entanto, é importante que os profissionais do seu escritório que exerçam essa função tenham conhecimentos sólidos. É preciso, por exemplo, dominar questões tributárias, trabalhistas, fiscais e contratuais.

Um bom trabalho desenvolvido junto aos seus clientes pode fidelizar sua carteira e resultar em novas oportunidades — viabilizando a expansão dos serviços oferecidos pelo escritório contábil.

5. Consultoria trabalhista 

Outra possibilidade é expandir o escritório para a área trabalhista. Esse segmento está relacionado com o cumprimento dos deveres de uma empresa com suas equipes, observando os direitos dos trabalhadores. 

A contabilidade trabalhista é a área responsável por resolver processos internos que envolvem profissionais e empresas. Entre eles, estão garantir pagamentos de direitos trabalhistas e elaborar folhas de pagamento seguindo a legislação.

O profissional que atua nessa área também deve se manter atualizado sobre todas as nuances das novas leis. Por fim, ele pode atuar no planejamento e desenvolvimento de estratégias visando o sucesso das relações de trabalho.

6. Contabilidade consultiva

Outra área importante para os escritórios de contabilidade é a consultiva. Essa é uma forma de atuação em que o contador tem papel mais analítico na empresa. Assim, ele não atua apenas para que ela cumpra suas obrigações financeiras e fiscais.

O contador consultivo vai além e tem funções voltadas para a inteligência do negócio. Aqui, o objetivo é permitir que o cliente tenha uma gestão mais eficiente, unindo os diferentes setores da empresa. Ou seja, não se limita apenas a uma área, como trabalhista ou financeira. 

Desse modo, a contabilidade consultiva é o fator que aponta as melhores direções para o negócio, ajudando não apenas a garantir a sustentabilidade financeira, mas também o crescimento — reunindo elementos de todas as demais áreas de atuação citadas até aqui. Aliás, essa é umas das áreas da contabilidade com maior potencial de crescimento.

Agora veja a forma para expandir seu escritório para as 6 áreas da contabilidade

O profissional da área atua próximo ao cliente e estabelece uma relação de confiança com ele. Para tanto, o escritório precisa ter acesso a todas as informações da empresa, possibilitando um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira do empreendimento.

Depois, o contador interpreta esses dados e, de acordo com o setor de atuação do negócio e a situação econômica, consegue definir um planejamento estratégico. Ademais, o serviço também abrange outras áreas, como a fiscal e a trabalhista. 

Dessa maneira, o profissional trabalha em conjunto com a empresa para auxiliar na tomada de decisões. Isso permite a definição de melhores estratégias, antecipação e prevenção de problemas, e correção de falhas de maneira mais eficaz. 

Ampliar o leque de atuação é importante para que o seu escritório contábil consiga oferecer mais serviços e atender ainda mais clientes. Portanto, vale a pena avaliar as 6 áreas da contabilidade apresentadas no artigo e buscar capacitação profissional da sua equipe para implementá-las e expandir seu escritório!

Quer mais dicas para a sua atuação profissional? Descubra 5 motivos para se tornar um parceiro estratégico do seu cliente!

Agora que você conheceu 6 erros comuns na venda da contabilidade consultiva, adote as medidas para evitá-los no seu escritório contábil. Além disso, conte com uma plataforma para contadores para oferecer um serviço completo e uma boa experiência para o cliente, agregando mais valor ao seu trabalho.   
Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Pin It on Pinterest

Shares
Share This