fbpx

O profissional contábil é indispensável para o funcionamento de empresas de diferentes portes e segmentos. Porém, apesar da alta demanda, a concorrência na categoria é alta e as organizações valorizam escritórios que se destacam no mercado.

Um ponto importante nessa questão é a adaptação quanto às novas tecnologias da área contábil. Entender como esse campo profissional é dinâmico e se atualizar é recomendado para quem deseja crescer na carreira e sair na frente da concorrência.

Que tal conhecer as 8 qualidades que você deve ter para alavancar seu escritório de contabilidade? Acompanhe nosso conteúdo e descubra como se tornar um profissional de sucesso!

1. Liderança

É importante conhecer bem sua equipe e estar próximo de seus colaboradores. Assim, você entende melhor o talento de cada um, consegue delegar tarefas com mais eficiência e ainda resolve qualquer conflito que surgir. 

Mas atenção: um bom líder é diferente da figura do chefe, que apenas manda. O líder trabalha para que todos incorporem a cultura da sua empresa e, com isso, exerçam suas atividades de forma alinhada. 

Tem, ainda, o papel de motivar a equipe e jogo de cintura para lidar com os desafios na rotina organizacional. Além da relação com colaboradores, atuar com liderança aperfeiçoa o atendimento ao cliente e aumenta a produtividade, trazendo ganhos para o seu escritório contábil.

2. Bom relacionamento interpessoal com equipe e clientes

Você viu que, como líder, é fundamental estar próximo da sua equipe. Porém, o profissional contábil que busca o sucesso precisa também ter um bom relacionamento com os clientes. Nesse ponto, é necessário ser cordial e ter empatia, entendendo o que o outro precisa. 

Além disso, desenvolva uma boa comunicação — o que inclui transmitir mensagens de forma clara (pessoalmente ou em um texto).  Não se esqueça de que se comunicar bem tem relação com saber ouvir o próximo, permitindo uma troca de ideias e busca de soluções em conjunto. 

Vale ter atenção também à capacidade de negociação e persuasão. Isso é importante não só nas vendas, mas em situações específicas — como diante da necessidade de reforçar sua ética profissional, mesmo que o cliente sugira que cometa algum desvio em sua conduta.

Com essas qualidades, é mais fácil se destacar como profissional contábil. Caso seja proprietário de uma empresa, seus colaboradores também entenderão como devem desempenhar suas atividades e como trabalhar de acordo com as metas do escritório.

3. Abertura para novos aprendizados

Como sabemos, a contabilidade é uma área muito dinâmica. É preciso estar sempre atualizado não apenas em relação à tecnologia, mas também com a legislação e regras tributárias que podem ser modificadas ao longo do tempo.

Nesse sentido, é necessário estudar sempre, acompanhar as notícias do mercado e determinações do Governo a fim de evitar qualquer falha. Afinal, você sabe que erros na contabilidade podem custar caro para os clientes.

Então, esteja aberto para participar de eventos, como workshops, palestras e webinars, e fazer cursos. Desse modo, você fica atualizado com as tendências, mudanças tributárias e trabalhistas e ainda faz networking.

4. Organização

Lidar com números, diferentes normas, clientes e prazos é uma demanda complexa. Se o profissional contábil não tiver organização pode se atrapalhar nos processos. Imagine não enviar uma declaração para a Receita Federal na data certa?

Nesse caso, seu cliente pode enfrentar problemas legais e financeiros. Por isso, é essencial ter uma agenda para fazer a lista das tarefas do dia, deixando um período para resolver as pendências que surgem de última hora. 

Nessa questão, ter um software de gestão em contabilidade ajuda a organizar as atividades, inclusive automatizando alguns processos. Aprender a fazer a gestão do tempo também é fundamental para planejar seu dia com mais eficiência sem deixar de cumprir nenhum compromisso.

5. Conhecimento do setor de atuação do cliente

Entre as habilidades de um contador, é preciso pensar em como ser essencial para seu cliente. Um dos pontos centrais nesse sentido é se aprofundar no conhecimento sobre a área de atuação do seu cliente.

Em especial, se você pretende realizar um trabalho mais estratégico, superando a visão do contador apenas como profissional para lidar com as burocracias. É preciso entender as regras, normas e impostos de cada empresa e setor, mas também é necessário ir além.

Por exemplo, estudando a fundo o segmento do seu cliente para entregar um trabalho completo de contabilidade. Assim, você organiza a vida financeira, patrimonial e tributária da empresa com agilidade e ainda consegue auxiliar na tomada de decisão dos clientes.

6. Flexibilidade

Para crescer no mercado, também vale a pena estar pronto para trabalhar com empresas de perfis diferentes e com clientes que possam ter exigências diversas. Por isso, o profissional contábil precisa ser flexível para fazer um trabalho de excelência em cenários variados. 

Com isso, melhora sua reputação e atrai mais empresas para o escritório de contabilidade. Ter flexibilidade também ajudará na adaptação para trabalhar com novas tecnologias, sejam programas novos de órgãos governamentais ou ferramentas desenvolvidas para agilizar a área contábil.

7. Marketing pessoal

Você está vendo até aqui aspectos sobre uma conduta que o profissional contábil precisa ter com sua equipe, no atendimento ao cliente e em relação às suas próprias tarefas.

No entanto, outra dica importante é investir em seu marketing pessoal. Ter um cuidado especial com a sua postura e com a escolha das palavras para conversar com o cliente, por exemplo, contribui para sua etiqueta profissional. 

Uma preocupação também deve ser quanto ao uso das redes sociais: são plataformas que deixarão você exposto. Por isso, tenha atenção com as fotos ou comentários publicados. Algumas pessoas podem interpretar de uma forma que possa prejudicar a sua imagem como contador.

8. Atualização quanto às ferramentas tecnológicas

Por fim, saiba que uma das qualidades indispensáveis do profissional contábil que está preparado para o futuro é a atualização sobre as inovações e tecnologias da sua área. Ela pode ajudá-lo a se destacar, melhorar sua produtividade e entregar um trabalho superior para o seu cliente.

Isso é possível com plataformas exclusivas para contadores, que otimizam sua atuação. Elas são ferramentas que atendem às necessidades do seu escritório, organizando todos os processos. Assim, você consegue compartilhar as atividades com os clientes, agilizando seu trabalho. 

Uma boa plataforma também ajuda a automatizar atividades burocráticas, como a emissão de notas fiscais. Além disso, o contador tem um acesso rápido às informações e segurança, pois os dados ficam armazenados na nuvem.

Como você pode acompanhar, existem qualidades indispensáveis para o profissional contábil. Manter-se atualizado e desenvolver competências ligadas ao comportamento, às relações interpessoais e à carreira ajudará a alcançar o sucesso!

Ficou interessado em agilizar os processos contábeis com a melhor tecnologia? Descubra como revolucionar a gestão do seu escritório com o dashboard contábil!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This