fbpx

Quem é contador precisa se manter atualizado com relação às novidades que surgem frequentemente no ramo. Além de materiais na internet e cursos, os livros de contabilidade são uma das principais fontes de atualização.

Eles também ajudam a conhecer os fundamentos da contabilidade. Além disso, são uma maneira de você aprofundar seu entendimento em certas áreas. Desse modo, é possível se especializar, melhorando o seu posicionamento no mercado.

Quer indicações? Neste artigo, você encontrará 7 livros de contabilidade que contribuirão para enriquecer os seus conhecimentos. Continue lendo e aproveite o conteúdo!

1. Livros de Contabilidade introdutória

O livro “Contabilidade introdutória” foi escrito por Sérgio Iudícibus e Eliseu Martins. O primeiro, além de professor universitário, é conferencista internacional de contabilidade. Ele lecionou na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde trabalhou também como chefe do Departamento de Contabilidade.

Eliseu Martins, por sua vez, foi um dos responsáveis por mudanças na grade curricular do curso de Ciências Contábeis. Uma das bandeiras defendidas por ele foi a inserção de disciplinas humanísticas na formação do profissional de contabilidade.

Os dois se uniram para produzir essa obra, a qual faz parte do ensino da contabilidade brasileira. Ela conta, inclusive, com a participação de grandes professores da USP. Nesse livro clássico, você terá a oportunidade de compreender os principais conceitos da contabilidade.

2. Livros de Contabilidade empresarial

A obra Contabilidade empresarial” foi escrita por José Carlos Marion. Ele é mestre, doutor e livre-docente em contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Além disso, já publicou 29 livros na área.

Nessa obra, o autor trata sobre como analisar e compreender relatórios contábeis. São conhecimentos fundamentais, principalmente em tempos em que a tecnologia tem facilitado bastante o trabalho dos profissionais da área.

É verdade que computadores e softwares oferecem importante suporte nas atividades de rotina da contabilidade. No entanto, nada substitui a necessidade de saber analisar dados contábeis. É justamente nisso que o livro pode ajudar você.

3. Livros de Contabilidade tributária

O autor de Contabilidade tributária” é Láudio Camargo Fabretti. Ele já atuou como advogado na USP, bem como contador e especialista tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Foi também professor nos cursos de especialização da PUC-SP, da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil e da Escola Paulista de Direito.

Em seu livro, o autor aborda, de maneira didática e simples, conceitos fundamentais da contabilidade e da legislação tributária. Além disso, ele mostra como aplicar tais conhecimentos no dia a dia empresarial.

4. Livros de Gestão contábil financeira

Essa obra foi escrita por André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto dos Santos Silva, Carlos Vieira e Raimundo Nonato Souza Silva. 

André Luis é doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, ele atua como coordenador acadêmico e professor no Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Carlos Alberto, por sua vez, é economista pela Faculdade de Economia São Luís, em São Paulo. É também mestre em ciências contábeis pela UERJ e doutor em ciências sociais pela PUC.

O livro “Gestão contábil financeira” destaca o quanto a contabilidade é fundamental no processo decisório das empresas. Isso se deve ao grande volume de informações que ela produz, o que exige uma interpretação cuidadosa por parte do profissional de contabilidade.

Assim, os autores explicam como analisar as demonstrações contábeis e como avaliar investimentos societários. Eles abordam também os indicadores de desempenho que demonstram as condições operacionais, financeiras e econômicas da empresa.

5. Livros de Direito e Contabilidade: 

O autor desse livro é Edison Carlos Fernandes. Ele é doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP, professor da Universidade Mackenzie e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ). Além disso, atua como advogado em São Paulo.

No livro “Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil”, o autor usa “O Mercador de Veneza”, uma obra de Shakespeare, para ilustrar a relação entre contabilidade e direito comercial. Isso torna a leitura não apenas didática, mas também agradável.

A relação próxima que o direito e a contabilidade precisam manter é bastante visível nesta leitura. Afinal, a sinergia entre as duas áreas se torna fundamental para a organização das relações empresariais.

6. Livros de Contabilidade de custos

A obra “Contabilidade de custos” foi escrita por Eliseu Martins, que participou na produção da primeira leitura que trouxemos nesta lista. Uma particularidade de seu livro é o fato de ele ter sido escrito completamente voltado para a realidade de nosso país.

Ele se aprofunda em questões que são particulares do Brasil por conta da legislação e das condições organizacionais. Embora seja uma obra técnica, tem uma linguagem acessível, o que a torna proveitosa até mesmo para quem está entrando agora na contabilidade.

O autor aborda também o quanto a contabilidade de custos é útil para fins gerenciais, colaborando para o planejamento e o controle de custos. Para quem quer se especializar no assunto, essa obra pode ser um bom ponto de partida.

7. Livros de Manual de contabilidade societária

Nossa última indicação foi escrita por Ernesto Rubens Gelbvieh, Ariovaldo dos Santos, Sérgio Ludicrous e Eliseu Martins — os dois últimos já foram apresentados nesta lista de livros de contabilidade.

Ernesto Gelbvieh foi professor da FEA-USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Além disso, foi eleito acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade.

Ariovaldo dos Santos, por sua vez, é mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade e livre-docente em Contabilidade pela USP. 

Na obra “Manual de contabilidade societária”, os autores oferecem um guia completo sobre o assunto. Inclusive, ela chegou a ser chamada de “a bíblia dos contadores”.

Nesse livro, você verá como harmonizar a contabilidade de uma empresa com a adoção de regulamentos internacionais. É uma publicação de grande relevância para graduandos e recém-formados.

Você acaba de conhecer 7 livros de contabilidade que proporcionam conhecimentos essenciais – desde os mais básicos até especializados. Com eles, é possível se tornar um profissional ainda mais qualificado, o que colaborará para o seu posicionamento no mercado. 

Então aproveite nossas dicas e se torne um contador cada vez mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia!

Quer seguir seu aprendizado e descobrir como alavancar sua carreira? Então confira nosso artigo sobre o que um contador online deve fazer para ser encontrado pelos clientes!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This