fbpx

Uma das grandes tendências da atualidade é o outsourcing contábil – você sabe o que é? Trata-se de uma solução completa que provê os serviços de determinados setores em uma empresa, e que vem ganhando importância em todo o mundo.

Em 2019, o portal de pesquisas Clutch divulgou que 37% das empresas pesquisadas terceirizavam certos processos.  Além disso, 52% estavam planejando adotar a estratégia. Mas, por que a procura por esse tipo de serviço tem crescido? E qual a relação dele com a contabilidade?

Neste artigo, você entenderá mais sobre o tema e descobrirá as respostas para essas perguntas. Ainda, saberá o que fazer para oferecer o outsourcing contábil no seu escritório.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é outsourcing contábil?

O outsourcing pode ser conceituado como uma evolução da terceirização. Afinal, ele envolve transferir certos processos de uma companhia para uma empresa especializada naquela área. 

É possível fazer o outsourcing de diversos departamentos que existem dentro de uma empresa. Há empresas que fazem o outsourcing, por exemplo, do departamento de TI (Tecnologia da Informação). Outras fazem o mesmo com o departamento jurídico ou de marketing. 

A ideia é deixar de realizar processos internamente e contar com equipes externas treinadas e capacitadas.

Quando uma empresa faz outsourcing da gestão contábil, por exemplo, ela espera uma solução completa. Assim, não é preciso manter nem mesmo um contador dentro da companhia, uma vez que a equipe contratada se reporta diretamente à diretoria.

Tendo em vista o aumento do interesse por esse tipo de solução, vale a pena considerar a possibilidade de oferecê-la em seu escritório contábil. Daqui a pouco você acompanhará algumas dicas de como colocar este processo em prática.

Como o outsourcing funciona?

Ás vezes, o termo terceirização é usado como sinônimo de outsourcing. No entanto, o outsourcing é um serviço mais completo. Na terceirização, geralmente se contrata algumas pessoas ou uma empresa, as quais se reportam a um empregado de determinado setor.

Mas, no outsourcing da contabilidade, por exemplo, a empresa contratada assume toda a responsabilidade pelos processos do setor. Ela lida com informações que talvez não fossem confiadas a empresas terceirizadas.

Nesse caso, a empresa contábil se encarrega de funções estratégicas que impactam os resultados do negócio. Para isso, ela deve contar com profissionais bem treinados e capacitados, a fim de oferecer o melhor serviço possível. Ter uma boa infraestrutura tecnológica é outro fator fundamental.

Vale notar também que o outsourcing contábil pode ser realizado remotamente. Desse modo, com um bom planejamento, você pode atender a diversos clientes, o que colaborará para o faturamento do seu escritório contábil.

Quais são as vantagens do outsourcing para o cliente?

Talvez você esteja se perguntando a respeito das vantagens do outsourcing. Afinal, não seria melhor manter equipes internas cuidando de todos os processos da empresa? É verdade que esse modelo funcionou durante muito tempo. 

Mas hoje é possível observar benefícios ao fazer o oposto – o que se torna uma boa notícia para contadores. A seguir, confira algumas vantagens do outsourcing para as companhias:

Foco no core business

As empresas querem, cada vez mais, focar no core business. Esse termo diz respeito ao produto ou serviço que elas oferecem, bem como aos processos diretamente relacionados a ele.

Quando se faz o outsourcing de setores que não estão ligados ao core business, os responsáveis pelo negócio pode se concentrar no que sabe fazer de melhor. Desse modo, é possível aprimorar os processos produtivos e oferecer serviços mais competitivos.

Redução de custos

Manter equipes internas gera custos que vão além dos salários e encargos trabalhistas associados aos empregados. É preciso treiná-los para que eles realizem um bom trabalho e manter-se atento. Além disso, quando eles adoecem, é necessário arcar com os custos envolvidos.

No caso de afastamentos de menor duração, é o empregador que se responsabiliza pelo pagamento dos dias parados. E mesmo que o empregado seja encaminhado ao INSS, o empregador precisa providenciar um substituto.

Com o outsourcing, essas questões são transferidas para a empresa contratada. Isso pode diminuir os custos quando se considera todas as despesas e dificuldades envolvidas na contratação de funcionários.

Aumento da qualidade

Quando se faz o outsourcing de um setor, a empresa pode contar com profissionais altamente especializados. Trata-se de um nível de especialização que dificilmente seria atingido no modelo tradicional, por conta do custo e do tempo necessários para formar essas pessoas.

Quais são as vantagens do outsourcing para as empresas contábeis?

Quando se fala do assunto, é possível perceber que o outsourcing abre amplas possibilidades para o mercado de contabilidade. Oferecê-lo como solução às empresas de diferentes nichos pode fazer com que seu escritório cresça e ganhe visibilidade.

Outra vantagem é a possibilidade de desenvolver relacionamentos mais próximos e de longo prazo com os clientes. Um dos resultados disso é a previsibilidade de receita, o que tende a ser bastante benéfico para o planejamento financeiro.

Além disso, o outsourcing pode ser uma maneira de seu escritório de contabilidade expandir sua área de atuação. Esse é outro fator que colabora para o faturamento e o crescimento do negócio, alcançando mais espaço no mercado.

Percebeu como existem inúmeras vantagens do outsourcing para seu escritório contábil?

Como oferecer o outsourcing contábil no escritório de contabilidade?

Para oferecer o outsourcing contábil, você precisa mapear todos os workflows envolvidos na contabilidade. Comece analisando os clientes que você já tem para criar uma solução completa.

Depois, treine alguns colaboradores e forme um time para que ele atenda aos primeiros clientes da solução. Ajude essa equipe a definir os padrões de atendimento que farão parte do serviço.

Além disso, defina se seu escritório será especializado em atender empresas de determinado setor. Desse modo, é possível se aprofundar cada vez mais nas particularidades dos clientes.

Por fim, considere criar pacotes de serviços, os quais podem incluir:

  • consultoria contábil;
  • consultoria tributária;
  • compliance;
  • elaboração de demonstrações contábeis;
  • escrituração contábil e fiscal;
  • entrega de obrigações acessórias;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • entre outros.

Agora que você sabe o que é outsourcing, o que acha de considerar oferecê-lo no seu escritório? Como vimos, essa pode ser uma oportunidade para contadores e contabilidades crescerem e se destacarem no mercado. 

Mas lembre-se: o sucesso nessa jornada depende de um bom planejamento e de ferramentas adequadas. Quer equipar o seu escritório com o que a tecnologia oferece de melhor na área contábil? Entre em contato com a Osayk e agende uma demonstração da nossa plataforma!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This