Marketing contábil: o que é e como fazer o seu?

Ao desenvolver um negócio, é preciso ter estratégias para atrair clientes. Nos escritórios de contabilidade isso não é diferente. Portanto, é importante entender o conceito de marketing contábil e saber como desenvolver essa competência para aplicá-la de forma eficaz. É normal ter dificuldades para compreender o marketing na contabilidade. Muitos profissionais ficam confusos sobre como […]

marketing contábil

Neste post você vai encontrar:

Ao desenvolver um negócio, é preciso ter estratégias para atrair clientes. Nos escritórios de contabilidade isso não é diferente. Portanto, é importante entender o conceito de marketing contábil e saber como desenvolver essa competência para aplicá-la de forma eficaz.

É normal ter dificuldades para compreender o marketing na contabilidade. Muitos profissionais ficam confusos sobre como aplicar a estratégia. Porém, entendendo de que se trata a prática e conhecendo as principais dicas sobre o assunto, será mais fácil obter resultados.

Tem interesse no tema? Então continue a leitura deste conteúdo para aprender o que é marketing contábil e como utilizá-lo no seu escritório!

O que é marketing contábil?

O marketing contábil engloba as estratégias utilizadas para divulgar o negócio e aumentar as vendas realizadas. A ideia é fazer com que o público conheça os serviços prestados e entenda os benefícios de contar com o seu escritório.

Contudo, o Código de Ética Profissional do Contador traz algumas restrições que devem ser observadas pelos profissionais. Dessa forma, além de entender o que é o marketing para contadores, é necessário compreender como implementá-lo dentro das normas.

Quais são os benefícios da estratégia?

O principal benefício de aplicar estratégias de marketing contábil é conseguir maior reconhecimento no mercado. Com o uso de materiais relevantes, é possível atingir o público, educá-lo e criar autoridade para o seu escritório.

O objetivo é fazer com que as pessoas reconheçam o seu escritório de contabilidade como um prestador de serviços de qualidade. Assim, não basta ter visibilidade, é preciso construir uma imagem positiva.

Outro benefício é que o marketing mostra diferenciais em relação à concorrência e faz com que seu trabalho tenha destaque entre o público. Isso ajuda a trazer mais destaque para o seu escritório e facilita a prospecção de clientes.

Como fazer marketing contábil?

Muitas vezes, a publicidade acontece de maneira natural: você atende bem um cliente, soluciona o problema e ele indica o serviço para os amigos. Esse é chamado o marketing boca a boca, que acontece sem um controle direto sobre as estratégias.

No entanto, para quem deseja ter um escritório de sucesso e manter uma boa carteira de clientes, vale a pena potencializar seu marketing. Aqui, utilizam-se outros métodos para se aproximar do público e mostrar o valor do serviço prestado.

Veja como fazer isso!

Entenda os limites legais

Estudar o Código de Ética Profissional é importante para uma boa atuação como contador, inclusive quando se trata de marketing. O descumprimento das normas configura infração disciplinar e pode ser penalizado.

Veja os principais pontos de atenção:

  • a publicidade deve ter caráter informativo, ser moderada e discreta;
  • é proibido fazer afirmações desproporcionais sobre a capacitação e experiência profissional;
  • é vedado fazer comparações entre o seu trabalho e o de outros contadores;
  • o profissional não pode oferecer serviços em concorrência desleal ou com aviltamento de honorários;

Assim, é possível utilizar diversos meios de divulgação, desde que tenha cuidado com o tom utilizado e a forma de apresentar os serviços. Devido ao foco no caráter informativo, o marketing digital costuma ser boa alternativa.

Estude o mercado contábil

Não adianta pesquisar as melhores práticas de marketing contábil se não tiver uma visão sobre como está o mercado. Antes de desenvolver estratégias, é necessário avaliar o ambiente interno e externo para entender quais são as melhores práticas.

Uma questão importante é identificar quais são os meios de comunicação utilizados pelo público-alvo e as práticas usadas pelos concorrentes. Para tanto, é essencial ter atenção ao segmento da empresa, fazendo uma pesquisa bem direcionada.

Vale destacar que as práticas para contabilidade são diferentes das utilizadas em outros negócios, como empresas de varejo ou consultórios médicos.

Assim, o estudo aprofundado do mercado é o ponto de partida para conseguir pensar em boas estratégias, sempre considerando o seu segmento. A pesquisa traz uma visão maior sobre oportunidades e questões que merecem ser trabalhadas em um plano de marketing.

Desenvolva a persona do negócio

A persona é um modelo criado para descrever o comprador ideal. Ela é feita com base nos dados sobre os clientes já existentes e o perfil de quem contrataria os serviços. Assim, você identifica principais necessidades e dores que serão trabalhados no marketing.

A técnica de montar uma persona torna as estratégias mais aprofundadas e relevantes, sem o risco de criar campanhas genéricas. A partir da definição de persona, fica mais fácil identificar quais canais utilizar e que mensagens de marketing produzir, por exemplo.

Crie um planejamento estratégico

O planejamento é essencial para qualquer estratégia de negócio. Então é preciso entender quais tipos de campanhas você deseja adotar, quais serviços serão ofertados e outras características que guiarão o marketing contábil.

Nesse momento, é possível unir diferentes métodos, como publicidade comum — pequenos anúncios em revistas, jornais e mídias offline — e digital. O foco é descobrir as possibilidades para divulgar os serviços. Depois, você pode criar práticas específicas para cada canal.

Invista na presença digital

O marketing digital está ganhando cada vez mais espaço. Afinal, o uso de mídias sociais e as pesquisas na internet já são parte da rotina de muitas pessoas. Logo, é fundamental investir nesses canais para conseguir melhores resultados.

De modo geral, isso é feito por meio da presença digital e do desenvolvimento de campanhas. Participar de redes sociais como LinkedIn, criar um site responsivo e ter um blog para compartilhar conteúdos costumam ser estratégias interessantes.

Esteja presente em diferentes canais

As formas de atuação também estão relacionadas com o marketing para contadores, já que influenciam nos resultados das buscas pelos serviços. Nesse cenário, uma dica interessante é atuar também em plataformas para contadores.

Existem aplicativos, como a Osayk, que funcionam como marketplaces contábeis e ajudam na implementação de estratégias de marketing digital. Assim, além de ampliar as possibilidades de atuação, você consegue maior visibilidade para os serviços prestados.

Como vimos, o marketing contábil é uma ferramenta estratégica importante para conseguir destaque profissional. Por isso, colocar as dicas em prática certamente lhe permitirá ampliar sua clientela e obter bons resultados!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais:

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Threads
Email
plataforma de contabilidade digital

Plataforma de contabilidade digital

A Osayk é a melhor plataforma para prestação de serviços contábeis online.  Agende uma demonstração gratuita.

Artigos que você pode gostar:

Você chegou ao fim das publicações disponíveis

Preencha o formulário e veja uma demonstração gratuita: