Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Contábil

por | Marketing Contábil

Investir em Marketing Contábil é essencial para ganhar destaque em meio a um mercado tão concorrido como o da contabilidade. É preciso estar atualizado e utilizar os conceitos do marketing digital com o objetivo de promover sua marca e seus serviços para o seu público em potencial.

Muitas pessoas, até hoje, imaginam os contadores como pessoas presas atrás de uma mesa, com uma variedade de computadores, calculadoras e papéis, ávidos por números e números. Contadores geralmente são lembrados somente na época de realizar o pagamento de impostos, fazer as declarações da empresa ou na época de pagar imposto de renda..  Por conta disso a utilização de boas práticas de marketing contábil podem ajudar você e seu escritório mudar essa imagem, vender novos serviços e conquistar novos clientes.

 

O Marketing Contábil promove a melhor posição no mercado

 

O Marketing Contábil deve estar voltado a demonstrar a transparência, a competência e a modernidade dos escritórios e de seus profissionais. Demonstra-los como pessoas aptas e repletas do conhecimento sobre o mercado financeiro e político do país, bem como das leis e normas que devem ser seguidas. E, ainda, dedicados a conhecer os pormenores das empresas a qual prestarão os serviços contábeis.

O objetivo do Marketing está em fazer os recursos da empresa de serviços contábeis serem destacados, bem como ampliar o prestígio de seu trabalho. Não somente isso, pois por meio da promoção da empresa, é possível focar em novos segmentos e também criar estratégias para clientes potenciais. Ressaltar e posicionar o escritório ou os profissionais no mercado para poder desenvolver novos serviços, investir em relacionamentos e imagem pessoal.

Com esse movimento, não se pretende quebrar a ética da profissão ou mesmo fazer uma disputa, mas sim, tornar o mercado mais competitivo. O importante é que os clientes notem o escritório, tenham uma percepção positiva sobre ele e faça contato. No entanto, erra quem pensa em focar o Marketing Contábil somente em estratégias e ações digitais. O desenvolvimento pode ir muito mais além do que a conquista virtual, deve estar presente no dia a dia.

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Como desenhar a estratégia para melhor atingir o público?

 

Que serviços podem ser disponibilizados para os clientes? Essa é a primeira pergunta a ser feita na hora de delimitar as estratégias para alcançar. Portanto, é preciso realizar o mapeamento do escritório, descobrir as potencialidades e também o que está errado para poder corrigir. Assim, é possível conhecer as oportunidades de crescimento e melhor gerir o negócio. O que é bom tem que ser mostrado.

Que clientes você pretende atingir? Logo após conhecer em profundo o escritório, para a melhor delimitação do Marketing que deseja fazer, o passo tem que ser delimitar quais clientes pretende alcançar. Logo, quanto mais informações e contatos de potenciais clientes for possível reunir, melhores os resultados serão. Pois assim se trabalha as campanhas diretamente voltadas ao público-alvo, com baixa margem de erros.

O networking deve ser uma atitude constante, a todo o momento estar em contato e conhecer mais sobre os potenciais clientes. Mesmo aqueles que em princípio não demonstrem a intenção de trocar de escritórios, devem conhecer o que o outro tem a oferecer. Manter um cadastro justo e organizado, reflete em frutos a todo o momento. Conhecimento e contato são essenciais. O Marketing Contábil atua direto, conversando com eles, conquistando seguidores, abordando temas interessantes e aplicando as ferramentas de atração corretas.

 

Invista no Marketing Digital

 

O mundo digital não tem que ser a única frente do Marketing Contábil, mas é muito importante investir nela também. Embora haja uma infinidade de empresas que se lançam nas redes sociais atrás de seguidores e curtidas, é lá que se deve estar. Isso, porque os potenciais clientes compartilham e se alimentam daquele ambiente. O imprescindível é saber como se diferenciar e destacar dos outros. Portanto, não é errado começar com o investimento em Marketing Digital.

Uma das mais eficientes estratégias de uso do universo virtual em favor do Marketing Contábil é fazer com que os clientes recebam informações relevantes sobre assuntos do dia a dia do empreendedor. Esta é uma tática de atração, do seu público alvo com o objetivo de converter-lo no seu funil de vendas.  A estratégia consiste em oferecer conteúdo sobre assuntos pertinentes à área e, aos poucos, ir direcionando as pessoas aos serviços oferecidos pelo escritório. A prática pode ser feita através do envio de e-mails com informações relevantes, publicando artigos em blogs e também promovendo esse conteúdo com campanhas nas mídias sociais ou no Google Adwords.

Um passo seguinte a ser feito é promover a empresa utilizando a ferramenta Google Meu Negócio. Nada melhor para a empresa do que estar no Google. Por meio dela, os empreendedores divulgam a sua empresa de maneira gratuita e gerando resultados orgânicos através de pesquisas pelo Maps ou Google+. As pessoas podem conhecer o horário de funcionamento, localização, dados de contato e imagens. Até mesmo informações sobre redes sociais e comentários de clientes.

 

Os pilares do Marketing Contábil

 

Como referência colocamos abaixo os 3 pilares mais importantes sobre o Marketing Digital que você pode adotar agora e começar a fazer a diferença de como você se comunica com os seus clientes.

1.Definir o Cliente Ideal ou Persona

A persona são as características do cliente ideal do seu escritório e deve ser caracterizado por idade, renda média , tipo de empresa, area profissional e toda informação que você achar pertinente que consista uma descrição especifica do tomador dos seus serviços.

 

2. Identidade Visual Forte e Consistente com Práticas Atuais de Comunicação

O website contábil é o cartão de visitas do seu escritório contábil, assim como seu escritório físico o site do contador deve apresentar uma comunicação atual e moderna.  A identidade visual deve se extender a todas a mídias as quais você pretende se comunicar com seu público alvo.  Por exemplo Facebook, Twitter e LinkedIn.

 

3. Gerar Conteúdo com Seu Cliente Ideal em Mente

O seu cliente está todos os dias na internet procurando por conteúdo para ajuda-lo a montar e administrar uma empresa.  A produção de conteúdo com o objetivo de informar o cliente e ajuda-lo a solucionar seus problemas irá ajudar o seu escritório a atrair esse público para o seu site.  Então produza conteúdo e publique ele em seu blog, mande emails e poste o mesmo nas sua mídias sociais.

 

Respeite o Código de Ética da classe

 

Na hora de começar a desenvolver o Marketing para a empresa contábil, é preciso estar de olho no que diz o código de ética do setor. Não se podem infringir as regras que definem o bom serviço dos contadores. Ele diz que:

É vedado ao Profissional de Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal;

O profissional deve abster-se de fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras;

O profissional não deve formular juízos depreciativos sobre a classe contábil;

É vedado qualquer ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional de Contabilidade.

Portanto, não se podem anunciar conteúdos que cause a diminuição do colega de profissão, outro escritório contábil ou mesmo contra a classe. O Marketing tem que ser leal, justo entre as partes e divulgando o que há de diferencial e positivo.

 

Plataforma para Prestação de Serviços Contábeis Online

Por fim se você está investindo em Marketing Digital para seu escritório contábil você deve avaliar a possibilidade de utilizar uma plataforma para prestação de serviços de contabilidade através da Internet.

Contador a Osayk possui uma solução completa na nuvem para a prestação de serviços em qualquer modalidade da contabilidade digital. Com a plataforma você pode oferecer aos seus clientes contabilidade online, consultiva ou BPO financeiro. Preencha o formulário e um consultor irá fazer uma demonstração gratuita.

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